BERÇÁRIO MONTEIRO

No ano de 2022 o Colégio Monteiro Lobato iniciou sua oferta de turma de berçário.

Para isso muitas discussões, análises, leituras e aprendizados pedagógicos aconteceram e destes, o planejamento desta nova oferta ficou assim construída:

- Cada criança será única e “horários” e “mimos” individuais serão respeitados;

- Antes do 1º dia de aula haverá um encontro entre família, coordenação pedagógica da educação infantil, coordenação pedagógica do integral, professora regente e professora auxiliar e psicopedagoga para que os responsáveis exponham todos os “segredos” do seu bebê: como dormir, o que gosta de comer, porque chora, como acalma-ló e outras situações que envolvam a tranquila adaptação no espaço escolar;

Nesta faixa etária as crianças estão se descobrindo e então as atividades desenvolvidas são:

• Estímulo sensório-motor;
  • A utilização da linguagem na socialização;
  • A busca pela autonomia gradativa;
  • A aquisição dos primeiros limites;
  • O desenvolvimento psicomotor;
  • A ampliação da transição alimentar,
  • Entre tantas outras.

No Colégio Monteiro Lobato há a oferta de duas possibilidades de matrícula nesta faixa etária:

MODALIDADE BERÇÁRIO REGULAR

• Período da tarde - das 13h20min as 17h20min
  • Material pedagógico do sistema Positivo de ensino desenvolvido exclusivamente para a faixa etária de 1ano.

MODALIDADE BERÇÁRIO INTEGRAL

Período da manhã - das 7h30min às 11h30min

• Período da tarde – das 13h20min às 17h20min
  • Explicando um pouquinho mais:
  1. Buscando sempre o melhor desenvolvimento psicoemocional e social de nossos alunos, optamos em estruturar inicialmente um período integral onde os “pequenos” almoçarão com seus familiares, afim de não permanecerem por longas 10 horas longe dos seus e de sua casa. Entendendo que Guaratuba é uma cidade pequena e com ágil mobilidade no trânsito, imaginamos que todos os familiares, mesmo necessitando do atendimento integral da escola, almoçam diariamente e então porque não aproveitar este tempinho para fomentar um “cheirinho familiar” e um aconchego aos pequenos, sendo estes tão importantes ao pleno desenvolvimento infantil?
  2. No período da manhã a proposta de trabalho pedagógico será norteado na busca constante do BRINCAR e do SOCIALIZAR. Assim, pela manhã a característica da estadia no colégio não será a mesma do ensino regular. Ou seja, pela manhã nossos pequenos farão muita “arte” e brincarão como se estivessem em casa rodeados de vários irmãos... uma deliciosa “bagunça” infantil!

Por esta idealização pedagógica será muito comum que eles se sujem com tinta, barro e água; que suem e fiquem “vermelhos” de tanto brincar!

Professores
Mestres ou Doutores